Central de Libras – CILC

A Central de Libras de Castanhal – CILC – foi criada por meio da Lei Municipal 013/21, de 10 de junho de 2021, e presta atendimento qualificado às comunidades surdas em Castanhal/PA, com o fornecimento de informações exatas acerca dos serviços públicos no município por meio de diversos meios de comunicação, inclusive atendimento de interpretação para surdos.

Onde funciona a Central de Libras?

A CILC está sediada atualmente no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Av. Barão do Rio Branco, 2187-2405 – Saudade I, Castanhal – PA.

Como funciona o atendimento na Central de Libras?

O atendimento na Central de Libras funciona de maneira remota/on-line e presencial.

  • Remoto/On-line com o uso de tecnologia que possibilite vídeo chamada entre a Cilc e as repartições públicas do município de Castanhal conforme o §1º do Art. 1º da Lei 013/21.
  • Presencial que consiste em disponibilizar Intérpretes de Libras e Guias-Intérpretes, sempre através de prévio agendamento, nos serviços das repartições públicas municipais de finadas pelo poder Executivo conforme estabelece o §2º do Art. 1º da Lei 013/21.

A solicitação de intermediação presencial do intérprete de Libras deverá ser feita com antecedências de no mínimo de 5 (cinco) dias úteis.

Os intérpretes da Central de Libras podem ser chamados para interpretar em palestras e seminários?

Segundo as orientações do “Guia de Atendimento das Centrais de Libras” da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os eventos promovidos por terceiros, a interpretação deve ser oferecida pelos responsáveis pela atividade, sendo que o seu provimento é regulamentado por legislação específica. Além disso, os ambientes da rede pública de ensino também devem obrigatoriamente oferecer tradução, já que requerem acompanhamento contínuo.

Portanto, NÃO DEVEM SER REALIZADAS pela Central de Libras as seguintes atividades: 
  • Shows;
  • Exposições;
  • Feiras;
  • Cursos;
  • Palestras;
  • Congressos e Fóruns;
  • Entre outros.

Horário de atendimento:

  • 08h00 às 14h00 – atendimento presencial e on-line;
  • 14h00 às 18h00 – atendimento emergencial on-line e presencial com prévio agendamento.

Contatos:

Os contatos e as solicitações de atendimento da Central de Libras podem ser feitos pelos seguintes meios:

  • Tel: (91) 99147-1498 (WhatsApp)
  • E-mail: cilc.castanhal@gmail.com

O usuário também pode realizar as solicitações de atendimento diretamente na própria Central de Libras.