Dúvidas sobre a Gestão do Trabalho e Educação Permanente

Coordenação Gestão do Trabalho e Educação Permanente

 O que é?

 A Gestão do Trabalho é uma área de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que trata das questões relacionadas ao trabalho social e aos trabalhadores (as) que atuam na política de assistência social. Compreende o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização do trabalhador e à estruturação do processo de trabalho institucional.

Portanto, a valorização dos trabalhadores, a estruturação de condições institucionais de trabalho e implementação sistemática de ações de formação e capacitação potencializam a efetivação e a qualidade do Suas.

Para quem é?

Para servidores da SEMAS, profissionais da rede sócio assistencial, membros do conselho de direito, membros do conselho de controle social e conselho tutelar.

O que Faz?

1. Educação Permanente.

A secretaria de Assistencial Social tem um Plano municipal de capacitação com objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para seus servidores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações e aprimoramento da gestão do SUAS.

Além das capacitações constantes no plano municipal contamos ainda com CapacitaSUAS que contempla ações de capacitação e formação a nível nacional, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, que devem impactar na carreira do trabalhador do SUAS. A gestão do CapacitaSUAS é compartilhada, cabendo a cada um dos entes (federal, estadual e municipal), suas atribuições e competências.

Realizamos também roda de conversa, seminário, debates em âmbito local dentro das unidades envolvendo os servidores e profissionais da rede de serviço, para estudo de caso, troca de experiência, atualização das orientações técnicas que além potencializar e dão visibilidade a novas práticas profissionais.

2. Processo de seleção conforme perfis Profissionais do SUAS.

Contribuímos com a organização e realização de seleção e recrutamento de pessoal conforme perfil solicitado pelo SUAS, ocorrendo por meio de comissão formada por representantes das demais coordenações da SEMAS e conselho de assistência social. O perfil profissional requerido para cada cargo diz respeito à definição das atribuições e responsabilidades em relação com o perfil de competências necessário para que o profissional desenvolva com qualidade as funções e atribuições a ele pertinentes, de forma integrada ao coletivo do trabalho.

Enquanto categorias de profissionais de nível superior que são selecionados, temos preferencialmente os de psicologia, serviço social, pedagogo, advogado e sociólogo. Para as ocupações de profissionais com escolaridade de ensino médio selecionados são para as funções de cuidador social e orientador social, digitador e entrevistador do Cadúnico (Cadastro Único dos Programas Sociais).

O SUAS possui objetivos que são mediados por meio do trabalho social e para os quais demanda uma série de competências, conhecimentos, habilidades e atitudes de seus profissionais.

Recebemos currículos na SEMAS conforme perfil solicitado para prestação de serviço temporário, a seleção ocorre nas seguintes etapas: Analise curricular e entrevista.

3. Organização de estágios:

Compete a Coordenadoria de Gestão do Trabalho da SEMAS, mediar as relações envolvendo o campo de Estágio junto a SEMAS.

Etapas:

  1. Realizamos reuniões com as equipes para avaliação e levantamentos do quantitativo de vagas.
  2. Reunião com a instituição de ensino para definição de fluxo conforme quantitativo de vagas, disponíveis a cada semestre, com atenção aos documentos de convênio, termo de compromisso e cadastro da Instituição que oferta o Estágio.
  3. Encaminhar os estagiários aos campos de estágio somente com a entrega da documentação devidamente preenchida a ser entregue na Gestão do Trabalho.
  4. Avaliação acerca do desenvolvimento do estágio.

 

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